O que planejamos para o futuro das crianças do orfanato na Bolívia

cecilio-pedro-malabares

O governo boliviano exige de nós um plano de trabalho onde temos que incluir o que planejamos para o futuro das crianças que hoje estão no orfanato na Bolívia. Ter isto claro é bom não só para o governo, mas para nós mesmos, para os parceiros de oração e sustento, e também para as crianças.

Nós atendemos três problemáticas no orfanato:

  • Crianças que viviam no presídio com o pai e ou mãe
  • Crianças órfãs e que não encontraram uma família adequada entre os parentes
  • Crianças vítimas da extrema pobreza, o que causa outros problemas como rejeição, abusos, exploração do trabalho infantil

Em todos os casos existem três alternativas, (1) ou a criança voltará para a família original, (2) ou será adotada e terá uma nova família, (3) ou será parte de nossa família no orfanato até se tornar um adulto. Em todos os casos, nós priorizamos uma família no sentido mais amplo da palavra, um lar com amor, carinho e atenção com o básico de saúde, educação e proteção.

crianças-orfanato-bolivia1

As crianças que tem família na prisão ou em extrema pobreza, nós acompanhamos a família, junto com uma equipe da igreja local e sob a supervisão da Defensoría de la Niñez, para verificar o momento adequado para que ela volte a sua casa. Seja quando os pais deixarem o presídio ou quando a criança tiver garantia de proteção de seus direitos. Um exemplo, temos dois irmãos que ficaram órfãos e moravam com a irmã mais velha. Estes meninos viviam na rua fazendo pequenos trabalhos para ajudar com a renda. Quando chegaram ao orfanato voltaram a apenas estudar e ter tempo de lazer. Nas férias eles foram passar uns dias com a irmã e voltaram para as ruas para vender balas. Segundo eles a irmã pediu que vendessem para que juntasse dinheiro para uma viagem. Outro exemplo é um garoto que sofria exploração em casa, e ao ir passar férias com a família foi maltratado, ofendido (abuso psicológico pode ser tão destrutível quanto abuso físico) e colocado na rua para pedir dinheiro. Esses são casos típicos de crianças que não podem voltar aos seus parentes, pois serão explorados novamente. Isso significa que ficarão conosco por um longo tempo.

Aqueles que são órfãos ficam na dependência da justiça para definir o futuro deles e a disponibilidade para adoção. Também dependem de uma família para adotá-los, e como já são grandes, as chances são pequenas. Com isto consideramos que muitas crianças ficarão conosco até se tornarem maiores de idade. Mas e depois? Nossa visão é ser uma família, não apenas um abrigo. Nós vamos fazer com as crianças o que uma família faz com seus filhos. Caso não voltem a sua família original ou não sejam adotados, eles estarão sob nossa tutela até se tornarem adultos independentes, e não apenas até completarem 18 anos. Isso inclui enviá-los a faculdade, e financiar os estudos se for preciso, ajudar a encontrar o primeiro emprego e dar os primeiros passos na vida adulta independente. Ai sim podemos considerar o desligamento do orfanato. Mas jamais serão desligados como família! Esse é nosso chamado, nossa vocação, e não podemos querer menos para as crianças do orfanato do que desejamos para os nossos próprios filhos!

daniel-bicicleta

Junte-se a nós pelas crianças bolivianas, torne-se um parceiro de longo prazo, vamos precisar de suas orações e ofertas por muito tempo. Filho custa caro, mesmo para nós que vivemos com o básico em um estilo de vida simples com as 14 crianças do orfanato. Nossa maior necessidade são pessoas que contribuam fielmente todo mês. A frequência de sua oferta é mais importante do que o valor doado. Pois se todos doarem um pouco chegaremos ao valor necessário, e se todos doarem mensalmente, teremos todas as contas em dia.

Clique aqui para se tornar um mantenedor

Valeu e até mais

Ricardo Silva – Ricco
Coordenador Expedição Mochila
Missionário na Bolívia

3 thoughts on “O que planejamos para o futuro das crianças do orfanato na Bolívia”

  1. Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de adoção de uma dessas crianças que não possuem chances de voltarem para a família original por uma família brasileira vivendo no Brasil?

    Obrigada!
    Thais

    1. Oi Thais, tudo bom?
      As crianças em nosso orfanato não estão disponíveis para adoção. Existe vínculo familiar com avós e tios, que infelizmente, são muito pobres para ficar com eles.

  2. ola boa tarde!!! tenho acompanhado o trabalho de voces pelo youtuber…e gostaria de esta ajudando de alguma forma…tambem queria saber com voces como eu posso esta fazendo para entrar com o processo de adoçao pela a bolivia? teria como voces estarem me ajudando com essas informaçoes?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *