A crise no Brasil e o orfanato na Bolívia

orfanato bolivia

Na Bolívia o orfanato mantém treze garotos em tempo integral, eles vivem conosco

Todos falam e reclamam da crise política e econômica. Parece que ela chegou e não vai embora tão cedo. Aqui no Orfanato da Bolívia temos sentido os efeitos desta crise no Brasil. Primeiro as doações caíram e segundo o câmbio está muito desfavorável para gastos no exterior. Há três anos aqui na Bolívia, 1 mil reais valiam 3500 pesos bolivianos, hoje vale 1800.

Tem uma frase do Nizan Guanaes da época que o Collor segurou o dinheiro de todo mundo: “…enquanto eles choram, eu vendo lenços…”. Eu gosto desta postura de ver oportunidades no meio da crise. Em Deus temos buscado sabedoria e estratégia.

De imediato estamos implantando 3 medidas no Orfanato da Bolívia:

1 – Iniciar uma pequena produção de pães e bolos. A ideia é reverter o lucro para o orfanato e colocar os jovens da casa para ajudar e aprenderem uma nova profissão. Oportunidade de iniciarmos um Negócio Social. Já compramos o forno, assista o vídeo abaixo.


caso não veja o vídeo acima clique aqui

2 – Cortamos todos custos secundários. Desligamos a TV a cabo, a internet, refizemos o cardápio com itens mais baratos, diminuímos tempo de banho e organizamos melhor o uso dos cômodos para economizar luz, entre outras medidas. Oportunidade de abrir mão do que é desnecessário e aprender que pequenas economias do dia a dia são importantes no resultado final.

3 – Levantar mantenedores fomentando a divulgação. Precisamos de 20 igrejas doando 500 reais por mês, e mais 100 novos mantenedores pessoais doando em média 40 a 60 reais por mês. Também estudamos maneiras de buscar ajuda do governo boliviano e doações em dólar de pessoas e igrejas dos EUA. Para nós é uma oportunidade de maior divulgação da causa das crianças bolivianas nos presídios, e para as pessoas e igrejas é uma bela oportunidade de participar do reino de Deus por meio deste projeto.

aliança-biblica-caxias-set-2015Falar nas igrejas é uma boa forma de divulgar os projetos

Estes três passos são nossos movimentos para enfrentar a crise. Estamos tentando ver oportunidades neste momento difícil. A crise está afetando muitos projetos missionários no exterior e não sabemos o que virá pela frente, mas estamos nos virando para manter os 13 garotos que vivem hoje no orfanato, pois eles estão lá exatamente porque não tem família ou casa para morar.

Você já é mantenedor, obrigado! Siga firme com sua colaboração mês a mês. Se ainda não doa, considere pedir um carnê de 40 ou 60 reais por mês por um ano, vai ajudar muito. Além de ser mantenedor, não esqueça de orar.

Precisamos ainda que você nos indique para o seu pastor ou liderança de missões para apresentarmos a causa das crianças que vivem nos presídios bolivianos. Envie uma mensagem e vamos conversar, eu vou telefonar pessoalmente para seu pastor ou líder de missões.

Os nossos movimentos pelo Orfanato na Bolívia:
1. Iniciar a produção de pães e bolos para venda
2. Cortar gastos do dia a dia
3. Buscar mais parceiros que apoiem com ofertas mensais

Os seus movimentos pelas crianças do Orfanato na Bolívia. Posso contar com você?
1. Seja mantenedor e siga doando mês a mês – clique aqui para pedir o carne de doação
2. Ore, ore e ore mais um pouco pelas crianças e pela equipe, veja os pedidos de oração
3. Nos indique para o seu pastor ou líder de missões, escreva para contato@em.org.br ou fone 011-9-8990-8190 ou whatsapp +5511989908190

Valeu

Ricardo Silva – Ricco
Coordenador EM e missionário na Bolívia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *