4 Ideias para Ministério com Crianças

Ministério com crianças, na maioria das vezes, se resume a aula ou culto de Domingo e alguns eventos no ano. Veja quatro ideias para você atuar mais junto as crianças. A ideia principal é que você não limite seu ministério nos 40 minutos de aula no Domingo.

Você terá mais trabalho e precisará de mais tempo com as crianças e nos momentos antes e depois das atividades. Mas não esqueça que todo esforço pelo reino de Deus vale a pena e n’Ele o seu trabalho não é em vão!

4ideias-a

1 – Mais tempo com as crianças e suas famílias
As crianças vem aos Domingo para a igreja, você as encontra, ensina a Bíblia, ora com elas e depois só as vê novamente no outro Domingo. A primeira dica é que você tenha mais contato com as crianças e suas famílias durante a semana e estabeleça uma agenda. Para isso você vai precisar de um cadastro com todas as informações de cada criança. Veja algumas maneiras simples de contato com as crianças.

• Telefonema. Ligue para a criança para perguntar como ela está, lembra-la da aula do último Domingo e perguntar se está praticando o que foi ensinado, você pode lembrar dos exemplos falados em sala de aula. Se a equipe se dividir não fica difícil ligar para todas as crianças, ainda que você ligue pelo menos duas vezes ao mês. Ligar na Sexta pode ajudar a lembrar da importância do Domingo e dar uma dica para a próxima aula criando uma expectativa.
• Jornalzinho impresso. Sabe aquele informativo impresso que quase toda igreja tem? Faça um só para as crianças e seus pais. Informe sobre o tema e desafie os pais a se envolver com as crianças passando tarefas bíblicas para filhos e pais fazerem juntos por 10 ou 15 minutos em casa. Você pode mandar uma mensagem devocional e também matérias de assuntos que interesse a pais e filhos.
• Visita em casa. Esta é a ação mais importante e desafiante, pois além da sua agenda, tem a dos pais e muitas vezes eles moram longe e sempre estão super atarefados. Mas você pode estabelecer duas visitas ao ano, uma em cada semestre.
• Passeios. Saia com as crianças para o cinema, shopping, zoológico, pipoca e filme na casa de alguma criança ou na sua mesmo, saírem de bicicleta ou fazer uma trilha. Qualquer atividade fora da igreja e dos horário dos cultos. Um tempo de lazer e comunhão.
• Reunião com todos os pais juntos. Um encontro mensal ou bimestral para oração, trocar ideias, tomar um café e terem um tempo juntos.

4ideias-b

2 – Mais aplicação da Palavra ensinada
Com mais tempo para as crianças, e com as crianças, vai melhorar a relação entre vocês e entre o ensino bíblico e aplicação. Quase nunca recebemos feedback das crianças ou dos pais sobre o que foi ensinado pela Palavra. Faça uma lista das necessidades da criança verificando com os pais onde precisam de mais ajuda: indisciplina, briga com os irmãos, come demais ou de menos, não gosta de tomar banho, fala palavrão, é viciado em videogame, é muito violento ou sofre algum tipo de preconceito na escola, quais outros temas podem surgir? Algumas crianças estão em famílias desestruturadas e isso já é um desafio, pais separados, meio irmãos, ausência do pai ou mãe. Faça uma ficha para cada criança anotando pontos para desenvolver em sala de aula com a Palavra de Deus.

Faça uma lista comparativa. Por exemplo, se um pai diz que seu filho fala palavrão ou briga com os irmãos, você toma nota disto e trabalha pela Palavra, oração, tarefas e aconselhamento durante um tempo e depois volta a perguntar aos pais se alguma coisa mudou para verificar se ela absorveu o ensino.

4ideias-d

3 – Mais temas e assuntos
A igreja é o melhor lugar para as crianças ouvirem sobre homossexualismo, pornografia, hallowen, carnaval, papai noel, coelhinho da páscoa e tantas outras coisas que, sem dúvida, também ouvirão no mundo. O problema é quando ouvem sobre estas coisas só no mundo e perdem a oportunidade de saber o que a Bíblia diz sobre tal assunto. Aproveite datas específicas para falar de missões, como Dia do Índio apresentando o desafio de alcançar os indígenas para Cristo, Dia das Crianças para mostrar quantas crianças ainda sofrem com guerra e fome em vários países do mundo. Aborde temas relacionados à segurança das crianças como cuidado com estranhos em locais públicos, prevenir abusos no mundo real ou virtual, evitar acidentes domésticos.

Sente com sua equipe e pense. Incluam pelo menos uma vez ao mês temas diferenciados do tradicional estudo bíblico para crianças, sem deixar de usar a Bíblia e falando de coisas do cotidiano, você pode convidar os pais ou algum profissional da área para ajudar neste dia.

4ideias-c

4 – Aulas e cultos mais variados
Nos cursos que damos nas igrejas, sugerimos um formato de aula diferente do tradicional. Comece testando um Domingo ao mês. A ideia é a aula “Grupão Grupinho”. Você vai precisar de um espaço grande, e caso não tenha na igreja, pode buscar uma praça ou a rua mesmo. Só não esqueça de verificar a segurança das crianças, por exemplo se for fazer na rua, feche com cones, sinalize e coloque alguns irmãos só para garantir que carros e motos não invadirão o espaço das crianças.

Você começa a aula com todos juntos e termina com as crianças separadas em grupos menores, normalmente por faixa-etária. Veja como funciona, pense em blocos de programação. Abaixo um exemplo para uma aula de 40 min.:

Bloco 1 – Louvorzão e dancinhas (5 minutos)
Com todas as crianças juntas, cante os louvores e procure botar a galera pra se mexer, existem muitos músicas infantis com movimentos que são bem divertidas.
Bloco 2 – Gincana ou jogo (10 minutos)
Faça uma atividade recreativa, que vai depender do espaço, equipe e número de crianças. Pode ser uma atividade esportiva como queimada, pega-pega, taco, ou uma dinâmica em grupo como o bolsa de valores, campeonato mundial de jokeipô ou jigjigjoy.
Bloco 2 – Exposição do conteúdo bíblico (10 minutos)
Aqui entra o ensino da Bíblia, você pode fazer a leitura e explicação do texto de maneira normal, ou usar fantoche, teatro, um filme, o importante é que seja um momento que a criança vai receber a Palavra.
Bloco 3 – Bate-papo em pequenos grupos (10 minutos)
Em seguida ao estudo com todos, separe as crianças por faixa etária e sente em pequeno grupos para ouvir. Ouça o que a criança entendeu do estudo e ajude ela a visualizar a aplicação prática no seu dia-a-dia.
Bloco 4 – Conclusão com lanchinho (5 minutos)

Conclusão

O seu tempo é o maior desafio para o ministério bem sucedido, para colocar as ideias acima em prática vai ter que mexer em sua agenda para dedicar mais tempo as crianças e aos preparativos dos programas. Meu sonho é que você coloque isto na sua lista de compromissos para 2014: ter mais tempo para seu ministério com crianças!

Você tem outras dicas ou comentário? Escreva abaixo.

Quer receber nossa equipe para dar um treinamento em sua igreja sobre Ministério com Crianças, clique aqui.

Valeu e até breve

Ricco

7 thoughts on “4 Ideias para Ministério com Crianças”

  1. parabens amei as dicas!concerteza td isso e o q eu precisava para dar uma levantada no meu ministerio infantil…o mundo tem oferecido tantas coisas para q as criancas fiquem dispersas mas depois desse diferencial vou colocar td em pratica muito obrigada Deus abencoe sempre e continua com esse trabalho lindo do seu blog

  2. A paz. Gostei muito desta ideia. Preciso destas dicas. Pois estou pretendendo trabalhar nas ruas. (dando aula nas praças)) pois precisamos sair um pouco de denstro da igreja, e mostra o evangelho as outras crianças.

  3. gostei muito da ideia ,pois eu tenho 15 anos estou preparando um pg que e antes das ebf para buscar bastante crianças para Deus ,amei se vcs pudessem dar mas dicas mas ta muito bom ..

  4. Dicas importantes, obrigada por compartilha-las. Deixo aqui a minha: O ministério com crianças nasceu no coração de Cristo. Ensinar as crianças desde pequenos vai formar cristãos “maduros” e equilibrados; vai formar pessoas que farão esse mesmo ministério no futuro, portanto é algo que terá um levante gigantesco por parte dos demônios. Se for começar, primeiro se coloque na presença de Deus e jejue e ore, peça cobertura de oração para pessoas espirituais que possam estar te cercando das armadilhas malignas. Faça seu ministério para CRISTO e somente para ELE. Não espere reconhecimento, pois nem sempre virão. Ah! Outra coisa importante! Todas as vezes que estiver preparando um Plano de aula, lembre-se você vai ensinar os filhos do Rei, só porque nesse caso o Rei vai participar de seu ensino, portanto antes das crianças receberem, Deus vai receber primeiro, isso não sou eu quem está inventando, Ele me mostrou: Um dia, eu estava desanimada para preparar a aula e pensei assim: Já faço isso a trinta anos, amanhã ensino qualquer coisa. Então sonhei que alguém muito importante tinha chegado em minha casa para almoçar e eu não tinha nada para oferecer a não ser umas sobras de arroz encardido e uns salgadinhos amanhecidos, percebi que o visitante deu uma olhada na panela e disse à esposa que não queria comer. Ao acordar compreendi que Deus estava me mostrando que antes de alimentar as crianças, Ele comia primeiro, então prepare sua lição com oração e dedicação. Saiba que enquanto você cuida dos interesses do Senhor, Ele cuida dos seus.
    Salmo 37:4 Agrada te do Senhor e Ele concederá o desejo de teu coração.

  5. Olá bom dia!
    Amei as dicas vou aplica-las no ministério infantil.
    que Deus abençoe mais e mais a vida e o ministério de vc.
    bjs no coração de cada um.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *